CONSOLATA 2026: FRATERNIDADE QUE TRANSFORMA O MUNDO – JUNTOS NA CASA COMUM.
Campanha da Fraternidade 2026: “Fraternidade e Moradia”
Lema: “Ele veio morar entre nós” (Jo,1,14)
Cuidar das pessoas e do planeta é um compromisso fundamental para quem deseja habitar o mundo com consciência, responsabilidade e solidariedade. Reconhecendo que a Terra é a nossa Casa Comum, o Projeto Allamaniano 2026 propõe uma jornada de reflexão e ação sobre moradia digna, empatia, acolhimento e cuidado integral — consigo, com o outro e com o ambiente. É um convite para que cada educador e cada estudante pense sobre como vive, como se relaciona e como pode transformar positivamente os espaços que compartilha.
Neste triênio comemorativo (2024–2026), celebramos com especial gratidão o Centenário da Páscoa de São José Allamano (1926–2026), fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata, cuja herança espiritual sustenta e inspira nossa missão educativa há um século. Seu testemunho de fé, cuidado e compromisso missionário ilumina nosso propósito de formar pessoas éticas, solidárias e comprometidas com o bem comum.
Unimos nossa caminhada à vida das Bem-aventuradas Irene Stefani e Leonella Sgorbati, ao legado de todos os missionários, missionárias e benfeitores que nos precederam no Reino, e à inspiração de São Carlo Acutis, patrono da juventude, da internet e do uso responsável da tecnologia.
Sustentado por exemplos inspiradores, o Projeto Consolata 2026 convoca a comunidade educativa a transformar a fraternidade em gestos concretos, presença solidária e compromisso com a Casa Comum. Em sintonia, o Papa Leão XIV recorda que a moradia é um direito sagrado e essencial para a dignidade humana, defendendo que o cuidado da Casa Comum e a justiça social são inseparáveis na construção de uma verdadeira cultura de paz. Também destaca a caridade, a proximidade com os que sofrem e a liberdade religiosa como expressões fundamentais da dignidade de cada pessoa, convidando todos a rezar pela nova missão e pela paz no mundo.
O projeto pretende ampliar debates, estimular a consciência crítica e promover soluções para desafios sociais como a moradia digna, o cuidado comunitário e a sustentabilidade, reconhecendo que tudo está interligado. O desenvolvimento dos Projetos Educacionais centra-se na excelência formativa — intelectual, ética, conceitual e solidária — sustentada pela Pedagogia Allamaniana. A proposta dialoga com a Campanha da Fraternidade e integra os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.
Também buscamos desenvolver competências previstas pela BNCC, assim como as competências socioemocionais — autoconhecimento, autocontrole, tomada de decisão responsável, habilidades sociais e consciência social — para que os estudantes compreendam e vivenciem a fraternidade humana em diferentes contextos: na família, na escola, no trabalho, na amizade e na comunidade.
Mais do que um exercício de conhecimento, trata-se de um caminho de formação integral, em que valores, atitudes e percepções se constroem em diálogo com experiências concretas, fortalecendo práticas de solidariedade, empatia, justiça social e sustentabilidade ambiental. Dessa forma, os alunos tornam-se agentes de transformação, comprometidos com a construção de um mundo mais humano, justo, ético e sustentável.
O colégio reconhece que a formação humana ocorre ao longo de toda a vida e em todos os espaços. Por isso, buscamos uma educação que considere dimensões intelectuais, físicas, afetivas, sociais e culturais, envolvendo gestores, professores, estudantes, famílias e comunidade no processo.
Nesse contexto, a cultura maker surge como grande aliada ao aprendizado, incentivando o protagonismo estudantil, a experimentação e a criação de soluções. Assim, os alunos transformam ideias em projetos, desenvolvem tecnologias próprias, exercitam liderança, cooperação, criatividade e resiliência — habilidades essenciais para o futuro pessoal e profissional.
Os estudantes iniciarão seu percurso investigativo a partir de uma situação-problema relacionada à moradia, ao cuidado individuais ou às relações pessoais e comunitárias. Ao longo do processo, o professor-orientador atuará como tutor e instigador, oferecendo feedbacks e ampliando repertórios. Ao final, os alunos socializarão suas descobertas por meio de diferentes linguagens: gráficos, vídeos, danças, dramatizações, debates, cartazes, exposições e outras formas expressivas.
Na Educação Infantil, as atividades também serão lúdicas, explorando experiências corporais, motoras, afetivas e ambientais que estimulem o diálogo, o cuidado com o outro e práticas de sustentabilidade em parceria com a família.
No Ensino Fundamental, os alunos serão estimulados a relacionar os conteúdos estudados aos aspectos emocionais, físicos e sociais, desenvolvendo autonomia para atuar de forma crítica e responsável no mundo.
No Ensino Médio, os estudantes aprofundarão suas pesquisas em projetos científicos e socioculturais, tornando-se protagonistas de suas trajetórias, escolhas e projetos de vida, com foco em estilos de vida saudáveis, sustentáveis e éticos.
Ao longo do ano, educadores e estudantes construirão conhecimentos progressivamente, com apresentações previstas no terceiro trimestre. A avaliação será contínua, envolvendo autoavaliação crítica, participação, organização, qualidade das produções, compromisso, colaboração e responsabilidade. Buscamos desenvolver múltiplas inteligências — emocional, criativa, colaborativa, naturalística, interpessoal, intrapessoal, linguística, lógico-matemática, espacial, musical e existencial —, conforme as propostas e vivências realizadas.
Assim, o Projeto 2026 reafirma a missão de educar para a vida, promovendo o cuidado consigo, com os outros e com o ambiente, para que todos possamos habitar a Casa Comum com dignidade, empatia e responsabilidade.
PROJETO 2026
"Consolata: esperança e ética para um mundo mais sustentável!"
"Consolata Allamaniza o mundo!"
"Solidariedade e sustentabilidade para uma vida digna!"
"Educa com amor, semeia ideias, vivencia valores e concretiza sonhos!"
Colégio Consolata dialoga com a vida, a ética, o amor e a paz.
TRADIÇÃO E MODERNIDADE: Cidadania e Compromisso com a Vida!
CONSO CENAS - GRUPOS DE TEATRO- Durante as aulas remotas de teatro, sob a direção e edição do Prof. Ronaldo Gil, foram registradas várias cenas, improvisos, exercícios e composições de personagens.
Dividiremos com vocês, a cada semana, um vídeo do grupo Incarta'z ou do Metamorfose Teatral no novo canal Conso Cenas.
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CONSO CAST - O podcast do Colégio Consolata!- O Consocast nasceu como um projeto para desenvolver o olhar atento, o diálogo e a convivência harmoniosa com opiniões diferentes entre os seres humanos. Os estudantes estão construindo como procurar as informações de forma clara, objetiva e verídica; como trabalhar em equipe; como descobrir e entender assuntos sobre os quais não teria parado para pensar. A busca pela opinião sincera e fundamentada estão entre os objetivos do projeto. Trabalharemos com os mais diversos temas, sempre pautados na construção do conhecimento e do diálogo.
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Quando troca-se um equipamento eletroeletrônico é comum não haver preocupação se ele vai ou não prejudicar o meio ambiente. Mas estes equipamentos são produzidos com substâncias nocivas e, uma vez descartados de forma incorreta em locais pouco apropriados, como lixões e perto de lençóis freáticos, podem, certamente, causar inúmeros problemas de contaminação.
Por isso, esta iniciativa dos educandos do Colégio Consolata em desenvolver a reciclagem e incentivar a comunidade consumidora a participar de atividades que visem à redução do lixo eletrônico, recolhendo pilhas, baterias, celulares e componentes eletrônicos, transformando esse projeto em uma ação social.
PARTICIPE
Encontre no seu bairro um ponto de coleta e faça a sua parte!

A intenção do Projeto é estimular uma mudança de atitude dos educandos diante das questões ambientais presentes em nossa sociedade atual. Caberá aos educadores e educandos percorrerem, em dias agendados, os ambientes do Colégio para explicar sobre a importância da reciclagem e criar um espaço, provavelmente uma caixa, em que os papéis usados serão depositados em vez de jogados no lixo. Posteriormente, esse material será doado a alguma instituição que trabalhe com reciclagem de papel.
OBJETIVO GERAL:
- Estimular os educandos a reconhecer os problemas decorrentes do uso e abuso dos recursos naturais para encontrar soluções locais, que podem ser restritas ao ambiente escolar e às suas residências.
Coleta seletiva do papel gerado em nosso ambiente escolar.
Esta coleta será realizada pelos educandos dos 6ºs anos e, posteriormente, esse material será doado a alguma instituição que trabalhe com reciclagem de papel.
RECICLÁVEL
Folha de papel sulfite
Folha de Caderno
Revista
Impressos em geral
Fotocópias
Envelopes
Cartões
Cartolina
Papelão
Jornal
NÃO RECICLÁVEL
Papel higiênico
Papel carbono
Fotografias
Fitas adesivas
Etiquetas adesivas
Guardanapos
A questão do lixo é um dos problemas mais graves da atualidade.
A reciclagem é uma forma importante de gerenciamento de resíduos, pois transforma o lixo em insumos, com diversas vantagens ambientais, dentre elas a economia dos recursos naturais, a preservação do meio ambiente e o bem-estar da comunidade.
Entre os muitos produtos de difícil decomposição no meio ambiente, estão os óleos e gorduras, que não se dissolvem e nem se misturam à água. O óleo jogado no lixo ou no ralo da pia entope o encanamento, impermeabiliza fossas sépticas, contamina rios e lençóis freáticos, coloca em risco a vida aquática e compromete a alimentação humana.
OBJETIVOS GERAIS:
Desde 2010 o Projeto Queróleo promove a educação ambiental no Colégio Consolata e objetiva em desenvolver hábitos ecológicos sustentáveis, visando o equilíbrio entre proteção ambiental, saúde, desenvolvimento econômico e social, realizando a coleta e o descarte devido ao óleo usado.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Coletar dados e agrupá-los na forma de gráficos.
• Interpretar as possíveis diferenças entre os dados das coletas.
• Identificar conceitos de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e cidadania.
• Criar hábitos de respeito aos elementos e seres vivos que constituem nossa comunidade.
• Identificar agentes nocivos à saúde e criar hábitos saudáveis de alimentação.
PARTICIPE!
Encontre no seu bairro um ponto de coleta e faça a sua parte!
DÚVIDAS? Entre em contato: ronaldo@colegioconsolata.com.br
Fundado em 1949, o Colégio Consolata mantém uma educação de excelência que semeia ideias, cultiva valores e concretiza sonhos, priorizando a alegria do dia a dia escolar e o espírito familiar.
Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta-feira das 7h às 17h.
O Colégio Consolata comunica que o serviço de transporte escolar é desvinculado do Colégio. Toda comunicação em relação ao serviço deverá ser feita diretamente com o responsável pela empresa.
Transfere - Transporte Escolar
Tio Clovis - Fone: (11) 94780-0415 / Res.: (11) 2952-9728
Tia Laura - Fone: (11) 99125-7935 / 94746-2321
Email: transfere.trans.escolar@gmail.com
Os uniformes personalizados poderão ser adquiridos nos seguintes endereços:
Unifor System Moda Escolar- Fone: (11) 2976 9383.
Marli Uniformes Escolares - Fone: (11) 2959 3660.
Cléflor Confecções -
Fone: (11) 2239 7527 - www.clefloruniformes.com.br.
Fábrica de Roupa de Judô-
(11) 3965 1552 (sugestão)
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