Todos os sonhos barrocos deslizando pela pedra...
~ Cecília Meirelles ~

 

 

 

 

Projeto Interdisciplinar

4ª série – 2005

                                                     

 

 

Tema: Minas Gerais : do ouro aos dias atuais

 

 

Áreas do Conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Inglês, Educação Física, Ensino Religioso e Arte. Os seguintes temas transversais também serão abordados : Ética , Saúde, Meio Ambiente e Pluralidade Cultural.

 

 

Professoras responsáveis: Ana Cristina,  Carla, Cibele , Claudia Regina , Elisabete e Keila

Equipe de Informática Educativa: Profª Meire, Profª Claudia e Fernando.

Orientadora Responsável: Profª Veralice

 

I-Justificativa:

 

            Os mineiros conquistaram ao longo do tempo, o reconhecimento de ser uma gente forte e lutadora. Aprenderam a lutar por seus sonhos e ideais, abraçando suas causas, sem pressa em conquistá-las. São os modos de ser dessa gente.

            Nas montanhas e serras milenares nasceram as Minas do Ouro e diamante.

            O apogeu do ouro não foi longo em termos de tempo, mas representou um período de profundas alterações da estrutura colonial. Minas Gerais marcou, de forma definitiva, a história econômica e política do Brasil; seja pelas riquezas retiradas do seu solo; seja pelas idéias de liberdade que incendiaram o desejo de sermos donos dos nossos próprios destinos.

            Foi em Minas Gerais que o Brasil cresceu e se desenvolveu.

Vamos desenvolver nosso projeto para juntos compreender, divulgar e, sobretudo, continuar a realizar o destino dessa gente.

            A partir das ações desencadeadas pelo projeto, pretende-se enriquecer a bagagem de conhecimentos dos alunos, da qual fazem parte todas as experiências por eles vivenciadas.

            A proposta de trabalho é considerar esse universo, solicitando ao aluno expressar seus conhecimentos prévios emitindo seus pontos de vista, cabendo ao professor conduzir as discussões e enriquecê-las utilizando-se de diversos recursos como a tecnologia, a expressão artística  e a ampla bibliografia sobre o tema.

            As diversas etapas do projeto possibilitarão uma atitude investigativa, estimulando a reorganização do saber individual e coletivo.

 

 

 

 

 

 

II-Objetivos por áreas do conhecimento

 

Artes

·        Realizar releituras de obras relacionadas a mineração, ao ciclo do ouro, identificando Aleijadinho, o escultor principal da região de Minas Gerais.

·        Confeccionar lembranças para o Espaço Cultural relacionada ao tema.

·        Apresentar na festa junina, danças e músicas relacionadas ao projeto.

 

 

Língua Portuguesa:

 

·        Estimular a coleta de dados através de pesquisas dirigidas sobre os assuntos abordados.

·        Interpretar e reconhecer as idéias principais das informações coletadas.

·        Realizar pesquisas sobre os assuntos abordados em estudo, interpretar e reconhecer as idéias principais das informações coletadas.

·        Relacionar fatos atuais com fatos ocorridos na época.

·        Ler, interpretar, reproduzir poemas e receitas relacionadas com Minas Gerais, Ouro, Barroco e Aleijadinho.

·        Entre vários autores pesquisar poemas e receitas.

·        Pesquisar comidas mineiras.

·        Promover uma entrevista com pessoas que viveram e nasceram nas cidades históricas.

·        Elaborar uma poesia sobre as cidades visitadas na saída cultural.

·        Estimular e possibilitar a leitura compartilhada de livros paradidáticos sobre o tema.

·        Comparar e identificar diferentes estruturas de cada tipo de texto , concluindo sobre as diferentes finalidades , estruturas e interlocutores .

·        Exercitar a oralidade no trabalho de entrevista , relacionado a leitura em voz alta com a função social.

·        Identificar na intertextualização/intertextualidade as relações entre os textos , as linguagens e os vários estilos.

·        Despertar nos leitores o interesse pela arte e investigar a história do Barroco.

·        Possibilitar o contato com diferentes gêneros textuais e literários.

 

Matemática

 

·        .Analisar, interpretar e reconhecer as características que definem a arquitetura barroca.

·        Desafiar, através de situações-problema, mediante um exemplar da arquitetura barroca, identificando a presença de ângulos.

·        Analisar o significado das retas paralelas perpendiculares existentes em exemplar barroco observado.

·        Aprender a medir os ângulos, formalizando-se em sistemas de medidas, transferindo para o cotidiano.

·        Representar as medidas em um sistema de referência, através de tabelas e gráficos , comparando , reproduzindo e interpretando.

·        Simular o valor monetário do exemplar analisado, trazendo para o cotidiano.

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Ciências

 

·        Aprender a  recolher dados científicos a partir da observação dos diferentes tipos de rochas que fazem parte das esculturas mineiras.

·        Registrar dados sobre os diferentes tipos de rochas utilizadas em esculturas, aprofundando-se na rocha pedra-sabão que foi utilizada por Aleijadinho;

·        Identificar os diferentes minerais que compõem uma rocha e que é utilizada para fazer artesanato.

·        Identificar os motivos que levaram os trabalhadores escravos a sofrerem com doenças respiratórias.

·        Identificar diferentes proteínas e vitaminas encontradas na alimentação mineira, reconhecendo a importância dos alimentos como fonte de energia e de materiais para o corpo.

·        Reconhecer os materiais, os agentes químicos utilizados no trabalho da mineração em busca de pedras preciosas ou semi- preciosas, conhecidas como gemas.

 

História

·        Reconhecer algumas relações sociais, econômicas, políticas e culturais estabelecidas na sociedade mineradora do século XVIII e comparar  suas características com a sociedade açucareira e a sociedade atual , refletindo sobre semelhanças e diferenças, mudanças e permanências.

·        Compreender a importância das bandeiras no desbravamento do espaço geográfico colonial e o seu papel na desorganização das sociedades indígenas e na destruição de sua cultura.

·        Identificar as características da exploração do ouro, reconhecendo principalmente o tipo de mão-de obra empregada, compreendendo a relevância do trabalho escravo no enriquecimento dos seus senhores.

·        Reconhecer a importância da exploração do ouro e diamantes para a economia de Portugal.

·        Reconhecer que foi nessa região que se deu o primeiro grande crescimento urbano do Brasil, diferente da formação de outras vilas e cidades.

·        Identificar a importância dos garimpos nos dias de hoje e conhecer os lugares em que essa atividade é praticada.

·        Relacionar a figura do artesão no período da mineração refletindo sobre semelhanças e diferenças com os dias atuais.

 

Geografia

·        Estabelecer relações espaciais de localização, orientação, distancia em relação a pontos de referência.

·        Reconhecer os componentes naturais e culturais das cidades mineiras, ontem e hoje.

·        Localizar o Estado de Minas Gerais, inserindo-o em um espaço maior definido pelo país e continente.

·        Empregar diferentes formas de representação cartográfica  para representar os espaços estudados..

·        Interpretar informações de plantas e mapas, evidenciando a importância da escala, da rosa -dos ventos  e da legenda para reconhecer informações.

·        Observar mapas  para perceber o processo de interiorização do povoamento no território.

·        Conhecer o relevo, clima, vegetação e hidrografia do Estado de Minas Gerais.

·        Reconhecer os movimentos de migração interna e imigração portuguesa provocada pela descoberta do ouro .

·        Relacionar os motivos da “invasão ” mineira nos Estados Unidos em busca de uma corrida, não mais pelo ouro mas sim por outro tipo de riqueza – o dólar.

 

Inglês

 

·        Incentivar os alunos a enfocar o Estado de Minas Gerais  com suas delicias , artes, pedras e igrejas compondo poesias em inglês.

 

 

Ensino Religioso

 

·        Reconhecer as características do espírito religioso barroco

·        Identificar como se propaga a fé católica através dos textos literários.

·        Estimular a pesquisa  da devoção mineira : “ a arte da comoção .”

·        Perceber e conhecer o significado dos oratórios nas moradias  da época.

·        Perceber e reconhecer a importância do ouro nas igrejas.

 

Educação Física ( Dança da Festa Junina )

 

·        Desenvolver expressão corporal e ritmo, através de estímulo auditivo.

·        Memorizar seqüências rítmicas, demonstrando perceber os momentos de mudanças e alterações de andamento.

·        Identificar as grandes características das danças regionais, procurando reconhecer aquelas que correspondem à época da arte barroca.

·        Participar de atividade rítmica, demonstrando interesse e naturalidade na realização dos diferentes movimentos coreográficos.

 

 

III- Utilização de novas tecnologias:

 

            Durante o transcorrer do projeto, utilizaremos diversos recursos tecnológicos: apresentações multimídia, animações, software Clic Educacional, metodologia Web  Quest ( elaborada especificamente para o projeto ) , pesquisa web, utilização do profweb da Escola@24horas, recursos audiovisuais .

            Os alunos realizarão  diversas atividades relacionadas às áreas do conhecimento nos laboratórios da escola e em casa , quando  possível. Essas atividades serão divulgadas e socializadas para todos.

            A tecnologia nos auxiliará para divulgar as ações do projeto através da web . No final do projeto, cada aluno receberá um cd-rom com a coletânea dos trabalhos das turmas.

 

 

IV- Produto Final

 

            O produto final do projeto será a elaboração de um portfólio por sala contendo as diversas ações do projeto.

            O portfólio e os demais trabalhos desenvolvidos serão apresentados no Espaço Cultural, a ser realizado no mês de novembro para toda comunidade educativa.

            Durante o ano, disponibilizaremos o projeto e suas ações na página do colégio na web.

 

 

V – Atividade de Enriquecimento Curricular

           

            Realizaremos as seguintes atividades:

 

·        Rota dos Bandeirantes: visitando as cidade de Santana do Parnaíba , Itú e Porto Feliz com o objetivo de conhecer a história dos bandeirantes e identificar as características do barroco paulista entre outros.

·        Museu de Arte Sacra da cidade de São Paulo : visita realizada com a família com o objetivo de conhecer obras do barroco brasileiro .

·        Atividades relacionadas ao projeto realizadas no Recanto Consolata: comemoração do índios , delícias da cozinha mineira entre outros.

·        Teatro da Bic ESCREVER É PRECISO: vídeo interativo apresentado no colégio .

 

 

VI - Avaliação

 

            A avaliação será realizada a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, sendo contínua durante toda a realização do projeto utilizando diversos instrumentos de registro  , acompanhando o desempenho individual e coletivo e buscando formas de auto-avaliação. Em cada etapa o projeto poderá ser reformulado ou modificado a partir das necessidades e interesses das turmas.

 

 

 

VII-  Referência Bibliográfica

 

            A referência bibliográfica sobre o tema estará disponível

na página web do projeto.