Projeto 2004
PROJETO INTERDISCIPLINAR
8ª Série  - 2004

 

Tema:

   .  SÃO PAULO/CIDADE CONTANDO SUA HISTÓRIA DE 450 ANOS

 

 

Objetivos gerais

. Descobrir  o sentido do tempo e o valor da memória histórico/cultural da cidade de São          Paulo.

   . Conhecer, reconhecer e valorizar a experiência e a contribuição de escritores, cientistas .       

     e artistas de diferentes épocas na construção da história urbana da cidade de São Paulo.

   . Comparar realidades de épocas diferentes: o presente e o passado. 

   . Sentir-se, realmente, como parte integrante do povo paulistano, de sua realidade, como cidadão do hoje que conhece o ontem e constrói o amanhã.

   . Analisar a relação que pode e deve existir entre o povo de uma cidade e suas fontes de vida: os rios – o ontem e o hoje. – O paulistano ama seus recursos hídricos”?

Execução/Duração

    . Ano letivo de 2004

 

Disciplinas envolvidas e respectivos professores

   .  Língua Portuguesa – Profª Simone

   .  Matemática – Prof. Joaquim

   .  Desenho Geométrico – Profª Thitaka

   .  Ciências – Profª Silvana

   .  História – Prof. Edson e Prof. Otávio

   .  Geografia – Profª Maria Hilda e Profª Rosimeire

   .  Espanhol – Prof Fábio

   .  Inglês -  Profª Emília

   .  Educação Física -  Prof. Luis Carlos

   .  Ensino Religioso -  Profª Fátima  e Prof Marcelo K.

 

Objetivos  Específicos

 

História

   -  Evidenciar a importância da preservação da memória histórico-cultural .

   - Conhecer e valorizar a contribuição de paulistanos de diferentes épocas no processo de urbanização da cidade e seu crescimento como metrópole.

  .-  Identificar-se como agente capaz de participar e atuar na construção da História.

 

Geografia

  - Estabelecer relações entre economia e processo de urbanização da cidade.

  - Relacionar o processo de industrialização ao desenvolvimento da cidade. 

  - Identificar e localizar pontos de referência sócio-culturais, urbanísticos, históricos e religiosos da cidade de São Paulo.

  - Selecionar imagens para versos de  músicas que contam e cantam a cidade de São Paulo.

 

 Inglês e Espanhol

   - Criar condições para que o aluno identifique semelhanças e diferenças  entre bairros/lugares da cidade  que apresentam características marcantes da colonização espanhola.

   - Comparar dados que indiquem o tipo de relação existente entre diferentes povos e seus rios. Exemplo: os ingleses e o Tamisa, os espanhóis e o Ebro e os paulistanos e o Tietê.

 

Matemática e Desenho

  -  Criar mecanismos de apoio necessários para o desenvolvimento do Projeto nos diferentes  componentes curriculares:organizar e analisar dados coletados pelos alunos. 

   - Conhecer, reconhecer e valorizar a contribuição de compositores que, através da música, homenagearam  a cidade .

 

Língua Portuguesa   

 - Desenvolver  um estudo toponímico, partindo da análise lingüístico/histórica da origem

de nomes de lugares e acidentes geográficos de nossa cidade, destacando seus principais rios e afluentes.

  - Auxiliar o desenvolvimento das atividades  propostas nos diferentes Componentes

      Curriculares  para execução do Projeto:

. despertando o espírito investigativo e orientando o trabalho de pesquisa.

. analisando, interpretando e organizando informações coletadas pelos alunos.

. criando condições para a reescrita de textos produzidos pelos alunos.

      

Ciências Físicas e Biológicas

      -  Conscientizar-se  de que a água é condição básica para sobrevivência do homem: fonte de vida.  

      -  Estabelecer relações entre a qualidade de vida dos paulistanos e a preservação de seus recursos hídricos, destacando a importância da despoluição dos rios.  

      - Conhecer e analisar, criticamente, a história dos rios confrontando o  passado com o  presente e  visualizando o futuro.Ex.: rio Tietê.

  

Educação Física

   - Estabelecer relações entre atividade física e Qualidade de Vida na cidade de São Paulo:

     . a  importância do auto-conhecimento físico, limites e potenciais no desenvolvimento de hábitos saudáveis como mecanismos de qualidade de vida.

 

Ensino Religioso

   -  Reconhecer os valores necessários à convivência harmônica e fraterna entre as pessoas

   - Relacionar a convivência positiva entre os seres humanos com a necessidade da construçãode um caminho para a felicidade, busca natural do ser humano.

   -  Estabelecer, a partir do conhecimento da realidade hídrica de nossa cidade,  vínculos de              solidariedade com aqueles que não possuem água de boa qualidade, em especial as crianças de Marilac/MG.

   - Produzir, para encaminhar à cidade de Marilac, textos informativos e jogos, organizados sob a forma de “cartilhas”, sobre a utilização da água e sua importância.

 

 

 

Conteúdos a serem desenvolvidos:

 

História

   - Estudo comparativo de características urbanas da realidade da cidade de São Paulo em diferentes períodos de sua história: economia, organização da sociedade, conflitos sociais.

 

Geografia

    - Processo de urbanização das cidades

    - Estudo comparativo: Urbanização/Industrialização de duas grandes metrópoles –                                                                                                         

                                   São Paulo X Nova York

 

Inglês e Espanhol

   -  A presença da cultura espanhola na cidade de São Paulo; estudo do comportamento do

     cidadão em função dos costumes hispânicos estabelecendo relações com o conteúdo do

      livro paradidático – Don Quijote

   - A influência do aprendizado de uma língua estrangeira na língua materna.

  

Matemática e Desenho:

   - Noções de Estatística; porcentagem, elaboração de tabelas e construção de gráficos..

   - Composições musicais que tratem de aspectos relacionados à cidade de São Paulo

 

Língua Portuguesa

-  Pesquisa Escolar: o que é e como deve ser feita. Texto de apoio para desenvolvimento                                                                                                desta atividade: Pesquisa na escola, de Marcos Bagno.

   - Organização de roteiro para entrevistas.

   - Elaboração de relatório

   - Análise e interpretação de texto

   - Produção de textos, destacando a importância da releitura e da reescrita.

  

Ciências Físicas e Biológicas

   - Estudo da energia e suas transformações com os recursos hídricos relacionando as grandezas físicas de:

     . Tempo ( poluição e despoluição do rio Tietê).

     . Espaço ( qual sua medida nas diversas unidades).

     . Trabalho( Potência e máquinas simples utilizadas).

   - Estudo sobre os métodos químicos e as técnicas utilizadas para a despoluição.

 

Educação Física

- A  importância da atividade física como instrumento de Qualidade de Vida. 

 

 

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            

 Ensino Religioso

   - Relações Humanas: vivendo e convivendo

   - Proposta do vídeo da Campanha da Fraternidade/2004:

   - CF – 2004: Água fonte de vida

   - A sacralidade da água ( mitos da criação que trazem a água como geradora de vida.Como tratamos a nossa água em São Paulo?

   - Comparação entre a carência da cidade de São Paulo e de Marilac/MG, em relação à utilização da água.

                                                                                                                                                                     

Estratégias  

 

História

   . Em sala de aula:

       - Análise e organização das informações trazidas pelos alunos.

- Elaboração de quadros-síntese a partir dos dados obtidos.

- Atividades apoiadas em ilustrações, fotos e esquemas que levem o aluno a visualizar         

   a situação apresentada.

    . No Laboratório de Informática:

        - Utilização de sites sobre o século XX

 - Preparo de material para divulgação dos trabalhos no Espaço Cultural a partir do mapa das ruas da cidade de São Paulo e de seus ícones.

-         Utilização do programa Front Page

         04 aulas por classe, no decorrer do   2º semestre

 

Geografia

   .  Em sala de aula:

       - Projeção de filmes

-         Aula expositiva.

-         Debates

-         Análise e interpretação de artigos jornalísticos:Folha de São Paulo e The New York Time

-         Saída cultural: visita ao centro antigo e atual da cidade de São Paulo

       - Construção de painéis/álbuns e/ou revistas  mostrando a cidade de ontem e a de hoje     para apresentação no Espaço Cultural.

     . No Laboratório de Informática:

         -  Utilização de sites sobre o assunto.

         - Construção de tabelas e gráficos, desenvolvendo um trabalho conjunto com Desenho

            e Matemática.

                   03 aulas por classe, no decorrer do 2º semestre

 

 

 

 

 

 

Inglês e Espanhol

   . Em sala de aula:

   - Trabalhos individuais, em grupo e em duplas para coleta de informações sobre o

       assunto

   - Leitura e Interpretação de textos de livros, revistas, jornais e selecionados via

     via Internet

   - Produção de textos em Inglês e Espanhol.

   .  No Laboratório de Informática:

           - Utilização de sites para pesquisa.

           - Utilização do Power Point

              Espanhol= 01 aula  e Inglês 02 aulas por classe no 2º semestre.

 

Matemática e Desenho

   .  Em sala de aula:

- Trabalhos individuais e em grupo: organização de dados

- Construção de gráficos e tabelas

       - Confecção de álbuns/revistas e cartazes para apresentação dos trabalhos.

    . No Laboratório de Informática:

  - Utilização de sites para pesquisa.

  - Power Point e Excel

            Matemática: 03 aulas por classe no decorrer do 3º Bimestre

            Desenho: 03 aulas por classe no decorrer do 3º Bimestre

 

Língua Portuguesa

   . Em sala de aula:

- Leitura, interpretação e produção de textos.

- Reescrita de textos produzidos pelos alunos.

- Utilização de textos complementares sobre pesquisa escolar.

- Leitura do livro paradidático: a água é nossa.

   . No Laboratório de Informática:

       - Utilização de sites para pesquisa.

       - Utilização do Word e Power Point: preparo de material para o Espaço Cultural.  

          04 aulas por classe no 2º semestre.

 

 

Ciências Físicas e Biológicas

   . Em sala de aula:

      - Trabalho em grupo: coleta, organização e análise de dados.

      - Apresentação dos trabalhos para os colegas da classe.

      - Leitura do livro paradidático A água é nossa.

   . No Laboratório de Física, Química e Biologia:

       - Atividades experimentais.

   . No Laboratório de Informática:

      - Utilização de sites para coleta de informações.

          03 aulas por classe  no 2º semestre

Educação Física

   . Na Quadra poliesportiva:

-         Atividades físicas

  . No Laboratório de Informática

-         Organização dos dados obtidos pelos alunos através de pesquisa  

   

Ensino Religioso

   . Em sala de aula:

-         Organização de “cartilhas”  a serem construídas pelos próprios alunos a partir de gravuras,  fotos e informações coletadas pelos alunos.

-         Aulas com debates

-         Vídeo sobre a realidade hídrica nacional

-         Apresentação de dados sobre a cidade de Marilac

-         Trabalhos em equipe

-         Leitura do livro paradidático:”A água é nossa”

   .  No Laboratório de Informática:

-         Utilização do Power Point  para trabalhar as os dados obtidos.              

          03  aulas por classe , no decorrer do   2º semestre

 

Avaliação

   .  Avaliação do desempenho dos alunos na realização das atividades previstas no projeto: contínua, com sínteses bimestrais, observando sempre os indicadores  de desempenho

Escolar  e o caráter diagnóstico da avaliação.

 

   .Avaliação do Projeto pela Direção/Coordenação e grupo de professores responsáveis pela elaboração e execução do trabalho.

 

   . Avaliação do Projeto pelos próprios alunos, logo após a apresentação no Espaço Cultural.

 

   . Avaliação do Projeto pelos pais e/ou visitantes que comparecerem ao Espaço Cultural e desejarem expressar sua opinião sobre o trabalho, incluindo, sempre que possível, sugestões para seu aprimoramento.