Projeto 2ª séries - 2004
 
Artista plástico Romero Britto 

 

“Para mim, a arte reflete a celebração das coisas simples e gostosas da vida”.

Romero Britto

 

 

“A escola é o espaço onde a criança desenvolve sua capacidade intelectual e física e sua sociabilidade: é ainda o lugar onde aprimora sua capacidade de expressar-se e de criar. Desenhar, pintar e construir faz parte desse aprendizado e contribui ainda para o aprimoramento da percepção e da consciência estética”.

 

 

Tema: - “Pequenos grandes artistas”

 

Disciplinas: Língua Portuguesa, Educação Artística, Informática e Matemática e Educação Física.

 

Professoras responsáveis: Cibele, Sandra, Rosana e Taís e a equipe do SETEC (Setor de Tecnologia e Comunicação).

 

Orientadora: Profª. Maristela

 

I-Justificativa:

 

É notória a importância da Arte no desenvolvimento como forma de expressão e, acima de tudo, como linguagem. Os Referenciais Curriculares Nacionais enfatizam o papel da disciplina na educação, considerando-a conhecimento indispensável à criança. As Artes devem ser concebidas como uma das mais importantes formas de expressão humana, especialmente para crianças, sendo necessário repensar a prática pedagógica, de modo a valorizar as diversas formas de expressão proporcionadas pelas atividades artísticas, considerando seus diferentes aspectos, explícitos no RCN: O fazer artísticas a apreciação e a reflexão; ou seja, a análise de obras e a produção por parte dos educandos.

Vale ressaltar a importância das Artes no processo de construção da identidade, desenvolvimento da autonomia e a necessidade de proporcionar a formação do indivíduo integral.

 

A realização desse projeto torna-se necessária para o educando também se expressar e comunicar-se em Educação Artística, fazendo a leitura de um texto visual, para uma releitura plástica e dissertativa de forma pessoal ou coletiva, relacionando a percepção, criação, sensibilidade e emoção.

 

 

II –Objetivos Gerais:

 

 

* Estimular a livre expressão e a valorização de sua própria produção e da produção do outro, incentivando o respeito ao próximo;

Desenvolver expressivamente expressivamente composições artísticas, através de um jogo chamado Tangram,  que se utilizam da figura geométrica para representação e abstração de imagens;

    * Expressar, através de diferentes técnicas, a releitura de diferentes obras do artista plástico;

  Conhecer a biografia do artista plástico Romero Britto.

III-Objetivos específicos:

      Língua portuguesa:

·       Estimular a leitura da obra de forma oral, após escrever em uma folha as emoções que sentiu ao ver a obra de arte.

·        Conhecer através de coleta de dados a biografia do artista plástico.

·        Construção de um texto descrevendo as impressões pessoais.

·      Desenvolver a leitura de um texto visual, para uma releitura plástica e dissertativa de forma pessoal ou coletiva, relacionado à percepção, criação, sensibilidade e emoção

 

Matemática:

·       Identificar as formas geométricas presentes nas obras de arte do artista.

·       Construir uma obra de arte utilizando as figuras geométricas que estão no final do livro de matemática adotado.

·       Relacionar com o livro paradidático adotado, verificando as formas geométricas que o mesmo trabalha.

·    Desenvolver expressivamente composições artísticas, através de um jogo chamado Tangram, que se utilizam à figura geométrica para a representação e abstração de imagem.

 

      Informática:

·        Conhecer o site do artista plástico e do compositor/ cantor.

·        Verificar através de uma apresentação de slides as obras de arte do artista plástico.

·        Elaborar no paint  uma pintura livre ao estilo de Romero Britto.

·        Elaborar no paint, uma releitura de obra de arte escolhida pelo aluno

·   Acessar o jogo Papagran”.

·        Disponibilizar as etapas do projeto  no “Acontece” da Escol@24horas.

Educação Artística

 

·        Conhecer as técnicas usadas nas obras de arte do artista plástico.

·        Identificar as formas geométricas presentes nas obras de arte.

·        Representar com pintura livre e releitura das obras do artista

·        Releitura das obras em papel canson, coletivamente.

·   Criação de uma lata decorativa: Releitura da obra do artista plástico em uma lata.

 

IV- Estratégias :

 

   

·      Apresentação do TANGRAN e sua origem (oralmente)

 

O TANGRAN é de origem chinesa.

Conta uma lenda que um mensageiro deveria levar uma pedra de jade, de formato quadrado, ao imperador.

Mas, no caminho a pedra partiu-se em sete pedaços. Preocupado, o mensageiro foi juntando as sete peças, a fim de remontar o quadrado. Enquanto tentava resolver o problema, o mensageiro criou centenas de formas.

  Confecção do TANGRAN:

 

 

 

Cada aluno receberá o Tangran e deverá recortar suas partes, com o jogo e seguindo a orientação de cada educadora os alunos deverão:

-    Observar e comparar as peças,
-    Sobrepor uma peça sobre as outras para comparação do tamanho,
-    Colocar em ordem de tamanho,
-    Verificar quais peças são do mesmo tamanho ou quantas vezes uma peça “cabe” na outra,
-    Identificar a figura geométrica que cada peça representa,
-    Montar um quadrado utilizando as peças do jogo,
-   Combinar algumas peças para a formação de figuras. Depois escolher a figura que mais gostou de formar e     registrá-la em uma folha de sulfite, contornando as peças e depois pintando o desenho livremente.

 

                         
                      

 

* Criando com figuras geométricas:

Questionar os alunos sobre as formas geométricas que estão presentes nos objetos e paisagens que existem ao nosso redor e listar com eles na lousa, realizar os exercícios propostos no livro de matemática, com figuras geométricas que envolvem: reconhecer e nomear as figuras, observar suas semelhanças e diferenças (número de lados, tamanho e forma), completar seqüências. Confeccionar uma paisagem em papel cansom utilizando as figuras geométricas do livro de matemática, colar as formas de forma que não fique nenhum espaço em branco.

 

* Conhecendo o artista plástico Romero Britto:

Questionar o que sabem sobre a palavra artista plástico, se já ouviram, se conhecem algum. Explicar o significado da palavra exemplificando com o nome de outros artistas também.  

Conversar sobre o artista Romero Britto, ressaltando a característica de ser brasileiro.  Perguntar se alguém já conhecia o artista ou esta informada sobre suas participações em eventos atuais: Festa do Peão de Barretos, Confecção de maiôs e biquínis da grife Rosa Chá com estampas criadas por ele, perfume, camisetas no final do ano da marca Hering, etc.

Registrar as informações no caderno de português.

 

* Apresentar algumas obras do pintor no site e propor que observem as características de: cores, formas, o que chamou mais atenção...

 

 

O artista Romero Britto

 

Romero Britto é um artista brasileiro que foi criado em favelas de Recife e hoje vive nos Estado Unidos. Seus trabalhos são coloridos e alegres e sou admirado no mundo todo.

Começou a vender seus primeiros quadros nas feiras de Recife.

Em 1989, um empresário sueco conheceu e gostou de seus trabalhos e contratou para promover seus produtos nos Estados Unidos.

Suas pinturas tornaram-se conhecidas e hoje, seus quadros são adquiridos por várias personalidades internacionais do cinema, da musica, do esporte e da política.

 

 

V-Avaliação :

A avaliação deverá realizar-se de maneira continua, mediante observação; considerando o processo e não apenas o produto.

Neste sentido espera-se que a criança se torne não apenas um apreciador, mas também assuma seu papel como agente cultural, criando e recriando a realidade à sua volta tendo ferramenta comunicacional a arte em suas diferentes linguagens.

VI – Cronograma/Duração:
Durante o 1º semestre de 2004.


VII – Referência Bibliográfica:
Site papacaio:
www.papacaio.com.br

Livro paradidático: Matemática Mil e uma História – Uma viagem pelo espaço – Ed: FTD